Aquaventure
Aquaventure
Aquaventure é um pouco misterioso no mundo dos protótipos. Nunca foi mencionado em nenhum comunicado de imprensa da Atari . O Aquaventure parece ter saído da toca um dia sem qualquer alarde público nem qualquer história por trás de suas origens misteriosas. Em qualquer caso, o Aquaventure parece estar completo e pronto para o lançamento, só podemos especular por que foi arquivado .
O conceito do Aquaventure é simples; você deve mergulhar até o fundo de uma caverna submarina e recuperar um tesouro fabuloso (que por acaso parece uma pequena casa de algum tipo). Ao longo do caminho, você deve evitar peixes, cavalos-marinhos e outras criaturas subaquáticas que tentam bloquear seu caminho. Seu mergulhador veio preparado, entretanto, pois ele está armado com uma arma de lança que pode usar para matar temporariamente uma das criaturas. No entanto, cada inimigo que você mata é logo substituído por uma versão mais rápida e indestrutível de si mesmo, então você precisa cuidadosamente abrir um caminho até o fundo, destruindo apenas as criaturas que entrarem em seu caminho. Depois de recuperar o tesouro e devolvê-lo ao topo da caverna, uma sereia aparecerá. Tocar na sereia o levará para o próximo nível, onde você pode fazer tudo de novo. No topo da tela há uma tartaruga, que mostra quanto ar você ainda tem. Se a tartaruga alcançar o signo de Ar na extremidade da tela antes de você completar o nível, você perde uma vida.
O principal problema do Aquaventure está em sua jogabilidade repetitiva. Cada novo nível parece igual ao anterior, apenas com cores ligeiramente diferentes, peixes mais rápidos e menos tempo (ar) para atingir seu objetivo. Mas mesmo com essas novas reviravoltas, simplesmente não há o suficiente para manter as pessoas interessadas por muito tempo. Subir e descer na mesma caverna o dia todo pode ser chato.
Gary Shannon, Tod Frye
1983