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Amidar

Capa do jogo

Amidar é um jogo desenvolvido pela Konami e lançado nos fliperamas em 1981 pela Stern . O formato é semelhante ao do Pac-Man : o jogador se move em torno de uma rede retilínea fixa, tentando visitar cada local no tabuleiro enquanto evita os inimigos. Quando cada local é visitado, o jogador passa para o próximo nível. O jogo tem seu nome baseado  no jogo de desenho de lote japonês Amidakuji . O nível de bônus em Amidar é uma replicação quase exata de um jogo Amidakuji e a maneira como os inimigos se movem está de acordo com as regras de Amidakuji; isso é referido no modo de atração como "movimento Amidar".

Amidar foi o primeiro jog no gênero de captura de grade de jogos de labirinto e foi altamente clonado em fliperamas e para sistemas domésticos.

Como no Pac-Man , o jogador enfrenta inimigos que matam com o contato. Os inimigos aumentam gradualmente em número conforme o jogador avança de um nível para o seguinte, e sua velocidade também aumenta. Em níveis ímpares, o jogador controla um macaco (em algumas versões rotuladas como "Copiadora") e deve coletar cocos enquanto evita os caçadores de cabeças (rotuladas como "Polícia" e "Ladrão"). Em níveis pares, o jogador controla um rolo de pintura (rotulado como "Rustler") e deve pintar sobre cada ponto do tabuleiro, evitando os porcos (rotulados como "Gado" e "Ladrão"). Cada nível é seguido por um curto estágio de bônus .

Sempre que uma parte retangular do tabuleiro é limpa (seja coletando todos os cocos ao redor ou pintando todas as bordas ao redor), o retângulo é colorido e, nos níveis pares, os pontos de bônus são atribuídos (nos níveis ímpares, o jogador coleta pontos para cada coco consumido). Quando o jogador limpa todos os quatro cantos do tabuleiro, ele é brevemente autorizado a matar os inimigos tocando-os (assim como quando Pac-Man usa uma "pílula de poder"). Os inimigos mortos desta forma caem para a parte inferior da tela e se revitalizam após alguns momentos.

Os controles do jogo consistem em um joystick e um único botão denominado "Pular", que pode ser usado até três vezes, reiniciando depois que um nível é limpo ou quando o jogador perde uma vida. Pressionar o botão de pular não faz com que o jogador salte, mas faz com que todos os inimigos saltem, permitindo que o jogador passe por baixo deles.

Vidas extras são dadas a 50.000 pontos, e por 80.000 marcados até 930.000; depois disso, não há mais vidas.

Konami

1981



Jogando: Amidar

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